Vai curtir o verão? Tenha estes 5 cuidados íntimos
Comportamento

Vai curtir o verão? Tenha estes 5 cuidados íntimos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter

A maioria das mulheres cuida da pele e do corpo para o verão, mas acaba esquecendo dos cuidados íntimos. Resultado? Uma série de problemas na vulva.

Para evitar futuros problemas, reunimos os cuidados que você deve ter com a saúde íntima no verão.

São hábitos simples, mas que fazem toda a diferença na hora de curtir uma boa praia, piscina e cachoeira. Vamos lá?

Use roupas arejadas


Com as altas temperaturas do verão, a mulher deve ficar sempre atenta com as roupas que veste. Afinal, roupas apertadas abafam a região íntima, gerando aqueles odores desagradáveis.

Por essa razão, o ideal, sempre que puder, é usar roupas arejadas, como saias, shortinhos larguinhos, vestidos e calças, por exemplo os modelos com fibras naturais, algodão, sedas leves e peças oversized em linho. Esses tipos permitem uma maior ventilação do ar na região íntima e até evita o desequilíbrio do pH.

Para evitar o suor e o odor nas virilhas, indicamos também o leite de magnésia na virilha. Com ação antibactericida, o produto pode ser encontrada em farmácias por um preço bem acessível.

Para utilizar o leite de magnésia:

  • Passo 1: coloque uma pequena quantidade no algodão;

  • Passo 2: aplique na virilha com algodão;

  • Passo: 3: espere alguns segundos;

  • Atenção: evite passar perto da vulva.


Depilou? Cuidado!


Embora seja bonito esteticamente para a maioria das mulheres, a depilação é um atrativo para as bactérias. Poucas sabem, mas os pêlos têm uma função natural de proteger a região íntima. Dessa forma, se você for se depilar, tenha alguns cuidados.

Ginecologistas recomendam não ir para a praia, piscina ou cachoeira no mesmo dia que se depilar. Segundo eles, abrem-se algumas feridas durante a depilação que não podem ser vistas a olho nu. Sendo assim, elas tornam-se portas de entrada para as bactérias e, com isso, você pode adquirir infecções ou inflamações.

Outro cuidado importante é ter atenção ao expor a pele depilada.

Independentemente do tipo de depilação, seja ela com lâmina, cremes depilatórios, linha ou cera, o ideal é aguardar um tempo antes de se expor ao sol.

Use sabonete neutro


Na hora do banho, quanto menos corante e perfume, melhor. Dessa maneira, dê preferência sempre para o sabonete neutro para lavar a vulva.

Os sabonetes perfumados têm substâncias que alteram a flora vaginal, por isso devem ser evitados, assim como os adstringentes. Em algumas mulheres, chegam a provocar coceiras e irritações.

Dessa forma, o sabonete neutro é benéfico para a sua região íntima.

Uma dica: nada de lavar por dentro do canal vaginal, ok? A vagina se limpa sozinha. O órgão feminino tem uma lubrificação natural e apresenta uma flora microbiana, que possui uma função autolimpeza.

Biquíni ou maiô molhados por muito tempo nunca mais!


É muito comum as mulheres saírem da praia, piscina ou cachoeira e permanecerem com biquíni ou maiô molhados por várias horas no corpo.

O calor + umidade é um ambiente perfeito para as bactérias se proliferarem, geralmente provocando coceira, ardência e até irritação tipo candidíase.

Portanto, ao chegar em casa, corra para o banho tirar todo o excesso de areia ou sal. Coloque uma calcinha seca e pronto!

Deixe a pele respirar: abuse do algodão


No calor, a transpiração deve ser facilitada. 

Por isso, nada de tecidos sintéticos - nem em roupas ou peças íntimas. Por dificultar a passagem de ar, eles aumentam as chances de coceiras e infecções.

Abuse de roupas e peças íntimas de algodão, que facilitam a transpiração da pele.

Esses foram os cuidados íntimos que você deve ter no verão. Se você gostou, não hesite em compartilhar nas redes sociais. Caso queira aprender mais sobre a saúde feminina, leia mais artigos que estão disponíveis em nosso blog.

linha

Relacionados

linha