Saúde da Mulher

Ciclo menstrual: Entenda as diferenças entre as fases folicular, ovulatória e luteínica

O ciclo menstrual de uma mulher dura normalmente entre 23 a 35 dias. Esse período, por sua vez, é dividido em três fases, conhecidas como folicular, ovulatória e luteínica. Em cada fase, o organismo feminino reage de uma forma, provocando os temidos sintomas da TPM. Por essa razão, é importante entender como funciona cada fase do ciclo menstrual. Fase folicular…

Dor de cabeça antes da menstruação: saiba como evitar os sintomas da TPM

O ciclo menstrual é muito temido pela maioria das mulheres devido aos incômodos que causa durante a sua passagem. Entre as mudanças mais comuns, estão as alterações de humor, sangramento, inchaço, aumento da libido, sensibilidade dos seios, entre outros. Contudo, a Tensão Pré-Menstrual (TPM), considerada a primeira fase, consegue piorar o que já é, em parte, ruim. Um de seus…

Endometriose: saiba se o DIU de cobre causa essa doença

Cólicas intensas fora do comum podem significar muito mais que uma simples TPM (tensão pré-menstrual). A endometriose atinge milhões de mulheres no Brasil, sendo uma das principais preocupações da saúde feminina. Esta doença ocorre quando o endométrio, tecido que reveste o útero, cresce para fora do órgão. Com isso, os fragmentos vão parar no ovário, nas trompas e em regiões…

Quais são as chances do corpo rejeitar o DIU de Cobre?

Embora o DIU de Cobre seja considerado pela Organização das Nações Unidas como um dos métodos anticonceptivos mais seguros, ainda há muitas dúvidas em relação à implementação e seus efeitos. Entre elas, as chances do corpo rejeitar o pequeno dispositivo em forma de “T”. É possível que o útero expulse o DIU de cobre, pois é considerado um “objeto estranho”…

Relacionados