5 coisas para saber antes de colocar o DIU de Cobre
DIU de cobre

5 coisas para saber antes de colocar o DIU de Cobre

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter

Se você tem uma vida sexual ativa e não deseja engravidar no momento ou se acabou de ter um filho e deseja “fechar a fábrica” - ou esperar uns bons anos antes da chegada do segundo –, certamente está buscando as melhores opções de métodos contraceptivos. Como deve ter visto por aí, a lista é relativamente grande. Mas após ler esse artigo até o fim, vai descobrir porque usar o DIU de Cobre é a melhor opção para você. Vamos listar cinco benefícios e curiosidades sobre o dispositivo intrauterino.


  1. Método bastante eficaz




Com taxa de 99%, o DIU de Cobre é um dos métodos contraceptivos mais eficazes do mercado. O dispositivo em forma de T é colocado dentro do útero e libera íons de cobre que imobilizam o esperma e dificultam sua locomoção dentro do útero. E o procedimento não impede que os ovários liberem óvulos uma vez ao mês.


  1. O DIU de cobre permanece no lugar por até 10 anos




O DIU de Cobre pode permanecer no corpo da mulher por até 10 anos, sem necessidade alguma de retirá-lo. A única recomendação é que haja acompanhamento médico anual (assim como para exames de rotina como o Papanicolau) para ver se está tudo ok.


  1. Método totalmente reversível




Apesar de poder ficar no corpo feminino por 10 anos, é um método totalmente reversível. Se mudar de ideia e decidir engravidar, basta retirar o DIU de Cobre. O efeito contraceptivo passa tão rapidamente que a gravidez pode ocorrer a qualquer momento. A fertilidade retorna aos níveis anteriores depois da retirada do DIU de Cobre.


  1. Vida sexual ativa




Com o DIU de Cobre, não haverá nenhuma mudança em sua vida sexual. Nem mulheres e nem homens sentem o dispositivo, que está inserido dentro do útero. E como o DIU não contém hormônios, a libido continua em alta. E, melhor ainda, sem aquela preocupação e medo constantes de engravidar.


  1. Vida normal




O DIU de Cobre não altera em nada a vida da mulher, que pode praticar exercícios físicos e manter a mesma alimentação de sempre – claro que sempre focando no bem-estar. Por não conter hormônios, ainda não provoca efeitos colaterais relacionados ao peso, não diminui a libido nem acarreta em alterações do humor. E também não interfere na eficácia de medicamentos. A única coisa que pode acontecer é aumentar o pouco o fluxo menstrual.

Para quem está buscando o melhor método contraceptivo, é sempre importante conversar com seu médico ginecologista, mas certamente o DIU de Cobre se mostrará a melhor opção. Deu pra perceber com as curiosidades e vantagens listadas acima, não é mesmo?

Tenha uma boa semana! E até a próxima!

linha

Relacionados

linha