Você mantém uma rotina ginecológica saudável?
Saúde da Mulher

Você mantém uma rotina ginecológica saudável?

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter

Quando foi a última vez que você foi ao ginecologista? Se a resposta for mais de um ano, precisa cuidar mais da sua saúde e rotina ginecológica! Além disso, a escolha de métodos contraceptivos, o uso de preservativos e a vacinação contra infecção por HPV também são indicativos do tanto que a mulher se atém (ou não) à sua saúde sexual.

Como sabemos que prevenir ainda é muito melhor que remediar, está mais do que na hora de colocar sua saúde – inclusive a sexual – em primeiro plano. Confira quais atitudes deve tomar para, daqui pra frente, ter uma rotina ginecológica saudável.

E fique atenta: hábitos saudáveis e exames em dia valem para todas as mulheres! As visitas regulares ao ginecologista devem ocorrer antes do início das relações sexuais e se manter até mesmo após a menopausa. 

ROTINA GINECOLÓGICA


- Antes das relações sexuais 


Antes mesmo do início da relação sexual, alguns cuidados preventivos são de extrema importância para a vida da mulher. Um deles é a vacinação contra a hepatite B e o HPV - sigla inglesa para Papiloma vírus humano, responsável pela transmissão do condiloma e da maioria dos cânceres de colo do útero.

É nesse momento também que a mulher pode iniciar as consultas com um ginecologista – ou até mesmo antes da menarca –, a fim de criar intimidade e se sentir à vontade tanto para os exames futuros quanto para conversas e orientações.

Afinal, temas delicados durante toda sua vida serão discutidos com seu médico, como sexo, métodos contraceptivos, gravidez e problemas relacionados à menopausa. 

- Quando vem o Papanicolau? 


Assim que sua vida sexual tiver início, o exame de Papanicolau entra na sua rotina ginecológica. Realizado anualmente, o exame tem como principal objetivo prevenir o câncer de colo de útero – segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama.

Há médicos que ainda recomendam ultrassom pélvico transvaginal e de mamas, colposcopia, vulvoscopia e exames de sangue. Esses exames ajudam na prevenção de lesões no colo do útero, miomas, cistos nos ovários e endometriose. 

- Escolha o melhor método contraceptivo 


Se ainda não for sua vontade ter filhos, escolha o melhor método contraceptivo: o DIU de cobre. Com risco de gravidez de apenas 0,7%, ele pode permanecer no corpo feminino por 10 anos e é isento de hormônios, ou seja, não tem efeitos colaterais relacionados à alteração de humor, peso ou diminuição de libido.

Mas é importante lembrar que o DIU não protege contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), causadas por vírus, bactérias ou outros micro-organismos e transmitidas pelo contato sexual. O uso do preservativo – masculino ou feminino – deve fazer parte, portanto, da sua relação sexual para uma rotina ginecológica saudável. 

- Antes e durante a gravidez 


A partir do momento em que decidir engravidar e solicitar ao seu médico que retire o DIU de cobre – o que é feito instantaneamente –, você irá passar por uma série de exames. Os primeiros a serem feitos são os de rotina, para verificar níveis de colesterol, glicemia, leucócitos, plaquetas, entre outros.

Também são indicados exames sorológicos que pesquisam a imunidade contra determinadas doenças, como rubéola, toxoplasmose e citomegalovirose.  

E aí, quando engravidar, outros tantos exames são solicitados durante os nove meses a fim de diminuir riscos para a mãe e o bebê. Entre eles estão hemograma, tipagem sanguínea, sorologias, glicemia de jejum, avaliação da função tireoidiana (TSH) e ultrassom transvaginal ou pélvico.

Agora você já sabe que precisa cuidar da sua saúde ginecológica durante toda a sua vida, não é mesmo? É imprescindível visitar seu médico anualmente e realizar exames periódicos, mas sem esquecer que atitudes do seu dia a dia também interferem na sua vida sexual. Atenção à alimentação e prática de atividades físicas são sempre recomendadas.

Cuide de sua saúde e conte conosco para te ajudar!

Até a próxima semana!

linha

Relacionados

linha