O DIU de Cobre na relação sexual
Saúde da Mulher

O DIU de Cobre na relação sexual

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter

Se você está procurando por um método contraceptivo seguro e eficaz, certamente já se questionou se ele irá interferir na sua relação sexual, não é mesmo? E como a vida sexual das mulheres não é um assunto de menor importância, a preocupação é bastante válida.

O DIU de Cobre, além de ser um dos métodos contraceptivos mais seguros - podendo permanecer no corpo da mulher por até 10 anos –, em nada interfere nas relações sexuais. Muito pelo contrário. E vamos explicar por quê.

É possível sentir o DIU durante o sexo?


O DIU não atrapalha a mulher e não machuca o pênis durante a relação sexual. Assim que o DIU de Cobre é inserido na cavidade uterina, não é possível vê-lo nem senti-lo, também não é comum perceber dor alguma ao fazer sexo.Isso porque os fios do dispositivo são extremamente finos.

Caso seu parceiro relate estar sentindo as hastes durante o ato sexual – ou você esteja com dor –, é preciso consultar o médico ginecologista para ver se o DIU foi inserido do modo correto.

O DIU não afeta a libido


Existem dois tipos de DIU: o hormonal e o de cobre. No caso do hormonal, como o útero tem vasos sanguíneos, é possível que absorva uma parte da progesterona que irá influenciar, consequentemente, na libido. 

Já o DIU de Cobre não possui hormônios e não tem efeitos colaterais relacionados à alteração de humor, peso ou diminuição de libido. Na verdade, o DIU possibilita um aumento no prazer sexual. Isso porque as mulheres deixam de se preocupar com a gravidez não planejada e relaxam durante o sexo. 

Posições sexuais liberadas


Como o DIU de Cobre está inserido no útero, nenhuma posição sexual é necessariamente fora dos limites e fazer sexo intenso não vai desalojar o dispositivo do útero. 

Apesar de extremamente incomum,  no primeiro ano após a inserção do DIU há uma possibilidade de expulsão. Mas isso tem relação com a cavidade uterina e fazer sexo não aumenta nem diminui esse risco.

O DIU não previne contra DSTs


Apesar do DIU de Cobre ser um método totalmente seguro contra gravidez indesejada e não afetar em nada na vida sexual, ele não previne contra a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Sendo assim, para mulheres que têm mais de um parceiro ou cujos parceiros tenham outras parceiras, é indicado fazer uso do DIU combinado com a camisinha.

Quando o assunto é vida sexual, há outros aspectos ainda que devem ser levados em consideração e que não têm relação com os métodos contraceptivos.

O primeiro é com relação à higiene no dia a dia. Lave a parte externa da vulva com água e sabonete ao menos duas vezes ao dia, corte o excesso de pelos, enxugue a região com papel higiênico e lave as mãos antes de urinar.

Já o segundo é sobre alguns cuidados nas relações sexuais. Lavar a região genital antes e logo após o sexo é de fundamental importância, pois a secreção vacinal e o sêmen podem provocar irritações. 

Sua vida sexual é muito importante pra nós!

Essas foram as dicas dessa semana! Esperamos que tenham gostado!

 

linha

Relacionados

linha