É normal ter a menstruação sincronizada com a da minha amiga?
Comportamento

É normal ter a menstruação sincronizada com a da minha amiga?

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter

Com certeza você já percebeu alguma coincidência estranha entre a sua menstruação e a daquela amiga que está sempre perto de você.  Mas se você achava que isso era coisa da sua cabeça, não se engane! A menstruação sincronizada é real e tem sido estudada por muitos pesquisadores. Apesar da comunidade científica ainda não ter chegado a um acordo sobre a veracidade desse acontecimento, teorias já foram lançadas e a gente vai te contar mais sobre a principal delas!

Os feromônios


Alguns cientistas atribuem aos feromônios a responsabilidade pelas supostas menstruações sincronizadas. Eles são substâncias individuais produzidas pelo corpo comparadas aos perfumes. Acredita-se que os feromônios mudam de acordo com cada fase do ciclo menstrual e que nosso cérebro pode notá-lo, de forma a ajudar na reprodução.

Em contrapartida, suspeita-se que as mulheres, ao identificarem os feromônios de uma outra mulher próxima, tentam igualar os ciclos para que fiquem equiparadas na disputa da reprodução. Tudo isso é realmente esquisito, mas a justificativa científica é a de que isso é feito de forma inconsciente, ou seja, sem que percebamos a presença dos feromônios ou sua ação.

Há quem discorde


Uma outra parte da comunidade científica acredita que isso seja uma baboseira sem embasamento. Eles justificam que o fenômeno da menstruação sincronizada pode ser explicado apenas pela coincidência, considerando a duração dos ciclos e das menstruações.

Apesar disso, essa é uma questão que desperta nossa curiosidade mas que não precisa gerar preocupações. Menstruar ao mesmo tempo que sua amiga não traz danos para a saúde e até fortalece os vínculos, afinal, ela sempre vai estar preparada para te emprestar o remédio contra cólicas 😂.

 

Nos vemos na próxima semana.

Até lá!

 

linha

Relacionados

linha