Menopausa: sintomas e 5 dicas para conviver com ela
Saúde da Mulher

Menopausa: sintomas e 5 dicas para conviver com ela

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter

A menopausa é um processo de transição natural da mulher que ocorre entre 45 a 55 anos de idade. Esta fase é marcada por alguns sintomas, como o ciclo de menstruação irregular, ondas de calor, aumento de produção de suor e outros sinais que assustam. Porém, não há o que temer.

É possível conviver com a menopausa.

Por isso, reunimos neste artigo dicas valiosas para identificar se você entrou neste período e como conviver com a menopausa.

Como bônus, ao final do artigo desvendamos os principais mitos sobre a menopausa. Portanto, leia-o até o fim e fique por dentro de tudo!

Sintomas


Antes de saber como reagir a esse processo natural do corpo, é importante identificar os sintomas da menopausa. Veja abaixo alguns deles.

Ondas de calor


Mais conhecido como fogachos, as ondas de calor atingem cerca de 60% a 80% das mulheres que entram no período da menopausa. 

Geralmente, esse aquecimento inexplicável na pele aparece principalmente no tronco superior, pescoço e face. 

Por conta do aumento da temperatura, ocorre uma produção maior de suor.

Mudanças de humor


Assim como na TPM (link TPM), a menopausa também provoca alterações no humor da mulher. Neste período, por exemplo, é comum as mulheres apresentarem sinais de ansiedade, irritabilidade e depressão. Algumas chegam a ter a auto-estima afetada.

Menstruação irregular


Talvez este seja um dos principais sintomas da menopausa. Enquanto o processo não termina, é completamente normal o ciclo menstrual ficar irregular.

Insônia


Algumas mulheres no período de menopausa apresentam problemas para dormir (insônia). Isso ocorre justamente por causa das ondas de calor e suores. As noites mal dormidas afetam o dia seguinte, provocando fadiga, irritabilidade e perda de concentração.

Além deles, existem outros sintomas como:

  • Coceira e secura vaginal;

  • Redução da libido;

  • Ganho de peso;

  • Pele e cabelos ressecados;

  • Dores de cabeça;

  • Diminuição da elasticidade da pele;

  • Calafrios (menos comum);

  • Diminuição da memória (menos comum);

  • Entre outros.


Embora pareça um problema, a menopausa é um período completamente normal. 

Se você se identificou com parte desses sintomas, não esqueça de visitar seu clínico geral ou ginecologista. Mas também existem dicas fáceis e que qualquer pessoa pode incluir em sua rotina para amenizar os sintomas da menopausa.

5 hábitos para conviver com a menopausa


Com hábitos práticos, é possível conviver com a menopausa sem muito stress e dor de cabeça. Quer saber quais são eles?

O primeiro hábito é…

Beber bastante água


Parece bobo. Mas não é. Como mencionamos acima, esse período produz ondas de calor e aumento de suor. Bebendo água você mantém seu corpo hidratado, propenso a responder o organismo de forma mais eficiente.

Consumir refeições mais leves


Neste período, o corpo feminino passa por um processo que deixa o organismo irregular. Por essa razão, apostar em refeições mais leves é a melhor estratégia que a mulher pode ter na menopausa.

Ingerir alimentos apropriados


Alimentos como soja, leite e derivados, peixes, oleaginosas e chocolate amargos são ideais para o período de menopausa. Com suas propriedades e vitaminas, essas fontes deixam o organismo mais preparado para o desequilíbrio hormonal.

Participar de terapias alternativas


Para reduzir os sintomas da menopausa, algumas mulheres recorrem às terapias alternativas, como fitoterapia, homeopatia e acupuntura. Lembrando que estas não substituem o acompanhamento médico e/ou ginecológico.

Fazer programas que deixam mais feliz


Como mencionamos nos sintomas, algumas mulheres tendem ter a auto-estima afetada na menopausa. Dessa forma, investir em programas que fazem bem, como uma viagem por exemplo, podem elevar o nível de felicidade.

Mitos e verdades sobre a menopausa


Você sabia que muito do se fala sobre menopausa não passa de mito? Por isso, reunimos o que é verdade e o que é mito sobre o tema. Veja só.

É impossível engravidar na menopausa


Mito. Embora neste período a mulher não consiga engravidar naturalmente, existem tratamentos capazes de sustentar uma gestação nessa fase como os hormônios sintéticos.

Existem formas de interromper a menopausa


Mito. Menopausa não é uma doença - é um processo de transição natural do corpo feminino. Em contrapartida, como mencionamos, alguns hábitos ajudam a amenizar os sintomas.

Toda mulher na menopausa tem irregularidade menstrual


Verdade. Este sintoma é um dos primeiros quando a mulher está entrando nesta fase, uma vez que ocorre a diminuição da produção de progesterona.

É o fim da atividade sexual


Mito. Apesar de ocorrer a diminuição da libido, o tratamento de reposição hormonal permite que as mulheres neste e após o período sintam-se atraídas para atividade sexual.

Portanto, a menopausa é um processo normal do corpo feminino. Ele apresenta alguns sintomas que podem ser aliviados com hábitos simples e práticos. Além disso, o período não é impedimento para gravidez e atividade sexual.

linha

Relacionados

linha