O corpo sofre alterações após colocar o DIU de Cobre?
Existem ainda muitas dúvidas acerca do DIU de Cobre e seus efeitos sobre o corpo feminino. Entre eles, as possíveis mudanças no organismo. Será que ele provoca alterações corporais? Neste artigo, você vai descobrir todos os detalhes sobre este assunto.
O DIU de Cobre é um método contraceptivo com 99,4% de eficácia. As mulheres que possuem um planejamento familiar optam pelo dispositivo porque não querem hormônios sintéticos no corpo - efeito provocado pelo DIU hormonal. Na prática, ele impede que o espermatozóide se encontre com o óvulo.
O corpo sofre alterações após colocar o DIU de Cobre?
Assim como qualquer método contraceptivo, o DIU de Cobre possui efeitos colaterais - estes, por sua vez, ocorrem em poucos casos. Algumas mulheres, por exemplo, sentem um aumento do fluxo menstrual. Portanto, o ideal é sempre consultar o ginecologista. O acompanhamento médico é fundamental para a eficácia do procedimento.
Por outro lado, uma das vantagens do DIU de Cobre é não causar interferências direta no corpo da mulher. Como a sua ação é local, não há riscos de efeitos colaterais iguais aos provocados pelo anticoncepcional, como:
Dor de cabeça e náuseas;
Aumento de peso;
Surgimento de espinhas;
Alterações no humor;
Diminuição na libido;
Aumento de risco de trombose.
Por ser um dispositivo interno, muitas mulheres ainda possuem preconceito com o DIU de Cobre e, por desconhecimento, acabam o rejeitando. As vantagens do método contraceptivo são várias, entre elas:
Tem 99,4% de eficácia;
Não há como esquecer;
Não tem efeitos à distância no corpo;
Fácil aplicação;
Pode permanecer no lugar de 5 a 10 anos;
Não interrompe o sexo;
Entre outros.
Entenda mais sobre as vantagens do DIU de Cobre
Existem mais vantagens do DIU de Cobre do que os possíveis efeitos colaterais.
Tem 99,4% de eficácia
O DIU está na lista dos métodos contraceptivos mais seguros e eficazes do mundo. Ele possui uma taxa de 99,4%, perfeito para quem deseja um planejamento familiar.
Sem esquecimento
Como o dispositivo já está inserido, não há risco da mulher esquecer, como acontece com a pílula anticoncepcional. Com isso, ela fica mais livre e relaxada para o sexo.
Fácil aplicação
O dispositivo é aplicado por um profissional treinado, geralmente pelo ginecologista da própria mulher. A colocação é rápida e segura.
Permanece no local por 5 a 10 anos
Com visitas periódicas ao ginecologista, o DIU de Cobre pode permanecer no local por 5 a 10 anos. Além disso, ele pode ser removido a qualquer momento, sem consequências à fertilidade.
DIU de Cobre: uma escolha inteligente
Com todos essas vantagens, fica impossível não escolher o DIU de Cobre como seu método contraceptivo. É uma escolha inteligente para um planejamento familiar eficaz e sem riscos. Conheça o DIU Com Tecnologia Slimline, da Optima, e aproveite todos os benefícios.