Saúde da Mulher

Afinal, o que é e como atuam o DIU e o SIU, enquanto métodos contraceptivos?

O DIU (dispositivo intrauterino) e o SIU (sistema intrauterino) são métodos contraceptivos com um formato semelhante (T). Ambos são implantados no útero com a função de impedir que os espermatozoides cheguem ao óvulo. O ginecologista-obstetra da equipe do Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia, Rogério Leão, traz a principais diferenças entre os dois dispositivos. Basicamente, o que difere um método…

Não quero mais ter filhos. Qual o método contraceptivo mais prático e eficiente?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não existe uma recomendação contraceptiva universal, direcionada para todas as mulheres. Com os avanços das tecnologias e a pluralidade de escolhas e perfis, incluindo estilo de vida e preferências, os métodos anticoncepcionais seguem a tendência de individualização. Nesse sentido, a troca de informações torna-se um importante aliado do público feminino, que…

O efeito pílula para o útero

É fato. O uso do anticoncepcional via oral não provoca infertilidade. Os efeitos colaterais, que geram confusões sobre dificuldades para engravidar após uso do contraceptivo oral, após muitos anos, é tema para o ginecologista-obstetra e especialista em reprodução humana, Dr. Luiz Fernando Carvalho. Não existe consequência para a fertilidade pelo uso de pílula. Existe uma tendência pequena em proteção de…

TPM: da prevenção ao tratamento

De acordo com o Ministério da Saúde, a TPM (Tensão pré-menstrual) atinge mais de 70% das mulheres brasileiras. É caracterizada pelo conjunto de sensações que ocorrem cerca de 10 dias antes do início do ciclo menstrual. A Síndrome Pré-Menstrual, que afeta de 2% a 5% das mulheres em idade fértil, é marcada por sintomas físicos e comportamentais semelhantes aos da…

Relacionados